quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ESTAÇÃO DO SAMBA É O DESTAQUE DE BH NO CARNAVAL 2012

Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2012Ano XVIII - Edição N.: 4012


Poder Executivo

Capa

Blocos caricatos e escolas de samba, bailes e diversos eventos em todas as regiões da capital mineira fazem parte de uma intensa programação para todos os públicos


Desfiles dos blocos caricatos e de escolas de samba, festas em todas as regiões da cidade e a animação dos blocos de rua que enfeitam a cidade com muita irreverência e criatividade são alguns dos ingredientes que farão do Carnaval 2012 o melhor dos últimos anos em Belo Horizonte. A Estação do Samba, que será montada na Praça da Estação, na avenida dos Andradas, entre os viadutos Santa Tereza e Floresta, será palco de dez blocos caricatos e seis escolas de samba que desfilam no domingo e na segunda-feira, dias 19 e 20, a partir das 19h. No mesmo local, a partir das 16h de sexta, shows diversos, que se estenderão por todo o Carnaval, incluindo baterias de escolas de samba e diversos grupos e cantores, como a apresentação de Beth Carvalho na sexta, às 22h30. Todos os espetáculos oferecidos pela Prefeitura são gratuitos. Somente para os desfiles de domingo e segunda-feira serão necessários convites, distribuídos nos postos de informação da Belotur, entre eles o da rua Pernambuco, 282, na rodoviária e nos mercados Central e das Flores (avenida Afonso Pena, 1.055, Centro). Confira na página 2 a programação completa dos eventos de Carnaval em Belo Horizonte.

Com o intuito de reforçar as baterias, fantasias e alegorias, a Belotur anunciou o aumento de até 100% nos auxílios concedidos pela Prefeitura de Belo Horizonte às agremiações e de 50% nos valores dos prêmios aos melhores blocos e escolas. A redução no tempo dos desfiles, que serão de, no máximo, 50 minutos para as escolas de samba e 40 minutos para os blocos caricatos, darão maior dinamismo ao espetáculo, tornando-o ainda mais atrativo para o público. “A cada ano, nossa missão é deixar o Carnaval de Belo Horizonte mais interessante, trazendo novas atrações que tornam a folia mais animada e bonita. É importante que o público se envolva e participe fazendo deste momento uma festa completa”, disse o prefeito Marcio Lacerda.


Outra novidade dos desfiles de Carnaval deste ano é aumento do número de jurados que irão avaliar quesitos como bateria, samba enredo, evolução e fantasias, entre outros. Serão dez jurados para os blocos e 20 para as escolas de samba, o dobro do Carnaval passado.


Programação Especial

As comemorações do Carnaval em Belo Horizonte começaram na semana passada, no Music Hall. Na sexta, dia 10, o Baile dos Artistas marcou a abertura oficial do Carnaval na cidade. O evento, que é realizado há mais de 20 anos, resgata a tradição dos antigos bailes carnavalescos da capital mineira, reunindo artistas de diversas áreas e profissionais ligados ao segmento das artes, além dos foliões em geral. “Esse baile é o único da cidade que segue as tradições de bailes de Carnaval de salão. A banda foi muito elogiada pelo público e, como sempre, não teve qualquer problema, confusão ou algo que prejudicasse a folia”, contou uma das organizadoras do evento, Clermem Gosling. De acordo com o presidente da Belotur, Fernando Rios, a variedade da programação deste ano pode mudar a ideia de quem acredita que Belo Horizonte não comemora a festa.

Folia para todas as idades

Do início do mês até terça-feira, dia 21, shows e bailes populares promovidos pela Prefeitura estão festejando o Carnaval nas nove regiões de Belo Horizonte. Muita festa e animação para os foliões com as tradicionais marchinhas de Carnaval e concursos de fantasias. O público infantil e o da terceira idade também fazem parte da festa, com uma programação especial voltada para esses segmentos.


Estação do Samba

Grande novidade no Carnaval de 2012, a Estação do Samba abriga entre os dias 17 e 21, sexta e terça, além dos desfiles dos blocos caricatos, e das escolas de samba, shows com artistas locais e nacionais, praça de alimentação e decoração especial, que inclui um palco de 16m² x 12m² e telão. Além de Beth Carvalho, a Velha Guarda da Portela, os grupos Zé da Guiomar, Copo Lagoinha, Bantuquerê e Bangalafumenga e a cantora Aline Calixto são destaques da programação.

Cerca de cem banheiros químicos e 12 barracas e bares estarão à disposição para receber um público estimado de 15 mil pessoas durante os cinco dias de evento. Ônibus e metrô terão horários especiais para o atendimento ao público. Leia mais sobre o Carnaval na página 2.