quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FRENTE AVALIA MUDANÇA DO CARNAVAL PARA BOULEVARD - Praça da Estação

Ano XV - Edição N.: 3490
Poder Legislativo
Câmara Municipal
Representantes da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval realizaram na sexta-feira, 18 de dezembro, uma visita técnica ao Boulevard Arrudas para discutir a proposta de transferência dos desfiles de carnaval da Via 240 para o local. Os vereadores Hugo Tomé (PMN) e Léo Burguês de Castro (PSDB) reuniram-se com dirigentes de escolas de samba e blocos caricatos, Prefeitura, Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e membros de empresas de montagens de arquibancadas e palcos.

“Elaboramos um projeto gráfico que provou a viabilidade dos desfiles no Boulevard Arrudas. Agora, viemos in loco discutir com as autoridades e aperfeiçoarmos a ideia. Vamos verificar detalhes técnicos como a largura da via, a capacidade de receber o público e os impactos no local. A partir dessas possibilidades, queremos mostrar ao prefeito Marcio Lacerda que a transferência é o caminho para a melhoria do carnaval de Belo Horizonte”, disse Hugo Tomé.

Os idealizadores da proposta de transferência alegam que a Via 240, no bairro Novo Aarão Reis, tornou-se um lugar inviável para a realização do carnaval em Belo Horizonte devido à distância, o que afasta muitos foliões e deixa a comunidade dividida. “Como vice-presidente da escola de samba Canto da Alvorada, conheço as limitações do desfile na Via 240, como a dificuldade de acesso, o tamanho reduzido das pistas e os problemas no trânsito. No centro, estaremos perto do metrô e de vários pontos de ônibus”, defendeu o vereador Léo Burguês.

Arthur Viana, diretor de Eventos da Belotur, disse que a empresa tem estrutura e está se preparando para trazer o carnaval para o centro da cidade, “o que seria um ganho para a população de Belo Horizonte”

Praça da Estação

Um decreto do prefeito proíbe a realização de eventos na Praça da Estação a partir de 2010. Mas, de acordo com a proposta dos vereadores, o desfile iria utilizar apenas o Boulevard Arrudas, enquanto a Praça da Estação e a Praça Rui Barbosa seriam protegidas por gradis. A concentração das agremiações teria início nas proximidades do Viaduto Santa Tereza e a dispersão seria na altura da Praça da Estação.

O representante da Secretaria Municipal de Governo, Sergio Coutinho, explicou que a Prefeitura não é contra a ideia. “Precisamos discutir melhor o projeto e, para isso, é necessária uma análise mais aprofundada sob um ponto de vista técnico. Estamos abertos a discussões e aguardamos para ver se os projetos atendem às especificações da Prefeitura Municipal”, afirmou.

Luiz Carlos Novais, presidente da Associação Sambadez, que reúne escolas de samba de Belo Horizonte, disse que todas as 11 escolas e os 11 blocos caricatos apoiam a transferência dos desfiles já em 2010. “Há anos estamos trabalhando para o retorno dos desfiles ao centro da cidade e estamos ansiosos para fazer um carnaval ainda melhor que em 2009”, contou Luiz Carlos.