Na reunião da Comissão de Administração Pública do dia 14 de março foram aprovadas duas audiências públicas, nas quais uma delas foi discutida o carnaval 2011.
O requerimento do vereador Hugo Thomé (PMN), a Comissão de Administração Pública, aprovou a realização de audiência pública para fazer um balanço do Carnaval 2011 e avaliar as perspectivas para 2012. Também foi discutido o descumprimento dos editais de infra-estruturar do desfile oficial, conforme relatório da Comissão enviado à Belotur. A reunião aconteceu no dia 21 de março, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes.
Além de representantes da Belotur, Secretaria Municipal da Administração Regional Centro-Sul, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, foram convidados os vereadores “que compareceu naquela assentada a minoria; membros da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval e dirigentes das escolas de samba, blocos caricatos e outras entidades ligadas ao evento.
Hoje passados 62 (sessenta e dois) e ninguém sabe de nada, ou melhor: Ficou tudo no esquecimento. Na audiência publica d dia 21 de março, ficou acordado que a Belotur daria uma resposta que seria apresentada em 30 (trinta dias) para nova audiência. Nenhuma noticia; perda de tempo da administração publica Municipal e Estadual, gastos públicos e desperdício na mobilização daquela audiência. Tambem depois de tantas mentiras; falcatruas; troca radical dos dirigentes do evento à undezima hora do carnaval, aconteceu o que já era esperado; “ninguém entendia nada”, nesta troca dos dirigentes conhecedores da grande festa maior que é o carnaval, viu-se na avenida uma equipe mambembe e inexperiente, pois os próprios rejeitados da Belotur deliciavam-se dos erros daqueles que fizeram tudo para acertar. Ontem após ouvir um programa de rádio do atento radialista na Rádio Itatiaia, "Mestre Afonso", nas sempre esperadas noticia do carnaval, minha caixa de e-mail apareceu recheada de indagações. Explicar o inexplicável é burrice. Na danças das cadeiras, “troca dos dirigentes maiores da Belotur”, há 30 dias tenta-se marcar uma reunião com a Belotur, visita esta de cortesia na finalidade de conhecer o novo presidente da Belotur e descobrir o paradeiro do Diretor Presidente remanescente que muito empenhou no carnaval de 2011. Tambem vai um alerta para as agremiações componentes da Associação Cultural SambaDez. Vai acontecer tudo novamente. De nada vale as reuniões feitas na calada da noite sem a participação do órgão representante, “o objetivo é outro”. Há 32 anos no carnaval belorizontino, já vi esta história repetir por 5 vezes. Cobra se do presidente da associação uma responsabilidade que é de todos, a inércia e o desinteresse dos presidentes que a dirige são por coincidência os mesmo que um dia juraram fidelidade e participam da diretoria do SambaDez.
Existem alguns que vêem questionando:
Afinal: Existe ou não a Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval? Tambem soube sei responder!
Luiz Carlos Novais – Presidente da Associação