quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dia Nacional do Samba. Nada a Comemorar


Dia Nacional do Samba. Nada a Comemorar
.”Alerto faltam 92 dias”.


A Associação Cultural SambaDez, as diretorias das Escolas de Samba, diante do pouco caso das autoridades para com a maior festa popular brasileira, da qual a nossa cidade já foi destaque nacional em glórias passadas, vêm, perante a população belorizontina e o povo brasileiro, apresentar a seguinte manifestação de indignação:

1. Até a presente data Prefeitura de Belo Horizonte não se posicionou oficialmente a respeito dos recursos que será aportado para o desfile das Escolas de Samba para o carnaval de 2011.

2. O local do desfile, que, desde o ano passado e em contundente unanimidade, todas as agremiações carnavalescas do município reivindicam para que retorne ao centro da cidade, a fim de que a população possa desfrutá-lo sem problemas de transporte e deslocamentos onerosos, cuja soluço está com o Senhor Prefeito de Belo Horizonte em caráter optativo.

3. A gestora do carnaval belorizontino, a Belotur, tem sinalizado que esta pronta para fazer o carnaval seja onde quer que ele aconteça. Todo nosso trabalho acordado em reuniões com a Belotur, foi cumprido durante o ano. Nosso organograma está em dia; Enredo, Samba Enredo na sua maioria já gravado; Regulamento, Seminário do Carnaval de Belo Horizonte e correspondência enviada a Belotur e que será novamente entregue ao Sr. Prefeito de Belo Horizonte, para o nosso desfile; que contemple as reivindicações das Escolas de Samba, e, como sempre de última hora, a poucos dias da realização do desfile, nada acontece. .”Alerto faltam 92 dias”.

Entre vários outros tópicos que permanecem sem o empenho e a força legal das autoridades pública, os três acima são fundamentais para o desempenho das agremiações participantes e para a qualidade geral do desfile carnavalesco deste ano, o qual deveria ser o ponto de partida para que o nosso carnaval retome as glórias do passado e se faça à altura e ao merecimento da nossa cidade e do nosso povo. Isto é o que foi acordado em sucessivas reuniões na Câmara de Vereadores a partir de abril de 2009, durante o ano de 2010. As Escolas de Samba, através do SambaDez, cumpriram integralmente seus compromissos e o cronograma que ali assumiram para o decorrer deste ano. No entanto, o mesmo não fez as autoridades. municipais que lá se comprometeram de igual forma. Caso tal situação não se altere radicalmente - e com urgência! -, as Escolas de Samba responsabilizarão a Prefeitura de Belo Horizonte por mais um fracasso de organização e promoção dessa grande festa popular e pelo descaso para com a cultura e as necessidades de entretenimento e diversão da nossa população.

O carnaval ainda é a maior manifestação da cultura popular brasileira e a sua data, a mais importante do nosso calendário, jamais será revogada pelo povo brasileiro. Que as autoridades municipais envolvidas, tomem consciência de suas obrigações como servidora pública!

E saiba o povo belorizontino desta megalope que as Escolas de Samba de Belo Horizonte não deixarão o nosso carnaval morrer.

Belo Horizonte, 02 de dezembro de 2010.

Associação Cultural SambaDez
Luiz Carlos Novais - Presidente