sábado, 16 de outubro de 2010

Senhores Presidentes das Agremiações - Para Conhecimento


BOG CARNAVAL BH ENTREVISTA ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO CARNAVAL COMO LIGAS E BELOTUR.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010






Muito se especula sobre o futuro do carnaval em Belo Horizonte, e quais são os rumos tomados pelo mesmo. Perguntas como o que as entidades representativas do carnaval andam fazendo pelo carnaval e em prol do carnaval de 2011 se tornam cada vez mais freqüentes, para poder dismistificar estas duvidas o BLOG CARNAVAL BH, procurou as entidades representativas de nosso carnaval em busca de melhor informar o folião e o amante do samba dos rumos de nossa folia.

Primeira entidade a ser procurada a Associação Cultural SambaDez informou em nota.
A Associação Cultura Cultural SambaDez tem a informar que:

1 - Foi feito um organograma juntamente com as agremiações associadas que se encontra em desenvolvimento e rigorosamente em dia, sendo executado. Preparação de enredo, samba enredo e gravação já anunciados na imprensa e ao mundo do samba
.
2 - Foi enviado à Belotur a pedido da Diretoria de Eventos o Regulamento para Carnaval de Belo Horizonte, com as devidas modificações para 2011 e que se encontra em fase final no departamento jurídico daquela unidade.

3 - Conforme ação conjunta Associação, Belotur e Regional Noroeste foi organizado um Seminário que aconteceu no dia 30 de agosto denominado “Seminário Regional de Belo Horizonte”, programado para 50 convidados e que para nossa surpresa que tivemos 108 inscritos:

3.1 Diante das colaborações dos palestrantes ficou clara a necessidade da definição de uma conduta para otimizar os esforços envolvidos no carnaval
3.2 Agigantou-se então, a idéia de se fazer uma carta norteadora do Carnaval com posturas, responsabilidades, metas e estratégias para as escolas e representantes públicos, visando o desenvolvimento do Carnaval na direção ao crescimento qualitativo, quantitativo com valores turísticos, econômicos e culturais, até o ponto em que o carnaval seja uma realidade definitiva, e que, esteja presente no cotidiano da população assim como seus benefícios.
3.3 Este documento deverá ser criado pelo grupo de pensadores do Carnaval, formado pelas associações de escolas e os palestrantes que, juntamente atuarão como vigilantes no cumprimento pelas escolas das metas definidas.
3.4 A estipulação de regras e metas severas encontrará certamente resistência por parte de algumas agremiações, por isto, em cada meta atingida, deveremos vislumbrar seus benefícios. Até porque um fator preponderante e a falta do compromisso com o erário publico fator importantíssimo para que haja a confirmação do carnaval de 2011.

3.5 Propomos uma maior interação entre as associações e os órgãos representativos do poder público no afã de somar forças em favor do progresso que há muito almejaram e nos parece no momento, tão distante de ser alcançado.
3.6 As participações das Associações se darão através de projetos construídos com os critérios que só os envolvidos no processo conhecem e, a Prefeitura, através da Belotur e as Regionais, somariam forças para atender às necessidades das entidades.

4 - A Associação Cultural SambaDez, encaminhará novamente ao Senhor Prefeito de Belo Horizonte, o Projeto do Boulevard Arrudas; espera-se que desta vez os oportunistas de plantão não tirem cópias, fassam pequenas modificações, cuja perplexidade pairou sobre Belo Horizonte, pois do projeto lançado em 2008, que foi apresentada na Câmara Municipal no dia 21 de abril de 2008, apresentado à imprensa em maio do mesmo ano e lançado no Programa de domingo do Amauri Junior em uma rede de televisão em horário nobre, às 11:00h. de domingo com matéria paga. foi reapresentado para o Carnaval de 2010, como se fosse novidade; as carretas sem as rodas e a musica ilustrativa trocada para iniciação ao frevo, sendo que nossa apresentação aconteceu num passado ainda muito recente com a solicitação para a realização do Carnaval na área central.


Em suma:


A simples transferência do desfile para o Centro da Cidade aumentaria em 100% a freqüência do público e em 50%, o contingente das Escolas de Samba.
O fato de haver um espaço para as Escolas de Samba é fundamental para a continuação do Carnaval, após o término do Carnaval anterior.
A inexistência deste espaço compromete as Escolas financeiramente e estruturalmente uma vez que as escolas só podem iniciar as atividades depois da disponibilidade do galpão que por sua vez só será viabilizado mediante pagamento.
A Associação apresentará uma agenda de eventos a se realizarem em espaços cedidos, com a intenção de popularizar a cultura das Escolas de Samba e aumentar os participantes nas mesmas, hoje os eventos são feitos nas praças e rua cuja burocracia e custos elevadíssimos emperram e dificultam os eventos. As Regionais por sua parte serão parceiras na logística e para a realização dos eventos.
A Belotur será nossa principal parceira na realização de todas as etapas de desenvolvimento do plano diretor do Carnaval da Cidade e na aprovação das metas e estratégias para o sucesso do plano.
O anúncio da transferência do Carnaval deverá ser feito, se aprovado, com uma grande comemoração com as Escolas e se possível, uma atração o mais cedo possível.
As Escolas de Samba se comprometeram a cumprir um calendário, de atividades e de crescimento que corroborem para o sucesso das atividades acima citadas.
Junto ao SEBRAE, ficou acordado que as agremiações solicitariam o que for necessário na sua área de atuação, onde poderá ser ministrados cursos e informações sobre Projetos Culturais, Lei de Incentivo a médio e curto prazo.

Em andamento:

Encontra-se em fase de conclusão uma parceria entre a Associação Cultural SambaDez e a Fundação Clovis Salgado, para cursos que serão monitorados em seu centro técnico ICSM. É uma instituição que trabalha junto ao Governo de Minas com dois termos de parceria, sendo um deles com a Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes (FCS). Por conta dessa parceria, o ICSM faz a gestão administrativa do Centro Técnico de Produção (CTP) da FCS, responsável pela confecção de figurinos, adereços e cenários de espetáculos do próprio Palácio das Artes e de produções externas; com isso apresentarmos o CTP como um pólo que poderá ajudar as escolas na fabricação de adereços, figurinos e cenários.

Luiz Carlos Novais
Presidente da Associação Cultural SambaDez


Já a Belotur em Nota comunicou que :

A Belotur participou do Seminário do Carnaval de Belo Horizonte, organizado pelas entidades das escolas de samba e blocos caricatos, realizado no Mercado da Lagoinha em 30 de agosto. Os organizadores estão preparando um documento, com as posições dos participantes, que será enviado ao Senhor Prefeito Márcio Lacerda.
No momento, a Belotur está ultimando os termos de referência para o processo licitatório de contratação da infraestrutura necessária ao grande evento. Ainda não há uma definição com relação ao local, mas o documento do Seminário do Carnaval irá, certamente, manifestar a posição das entidades responsáveis pelo carnaval de Belo Horizonte.
Da mesma forma, a Belotur já entrou em contato com os gerentes de eventos das Administrações Regionais para a elaboração do planejamento das atividades carnavalescas de cada região da cidade.
Espera-se que ainda no mês de outubro possa acontecer a entrega do documento ao Senhor Prefeito e a realização de uma reunião entre todos os interessados no Carnaval de Belo Horizonte.

Arthur Vianna
Diretor de Eventos da Belotur




Já a a ACABC ( Associação Cultural dos Blocos Caricatos) em nota respondeu.



ACBC responde q a maioria de seus afiliados já estão com os seus sambas enredos quase todos prontos assim como todos afiliados já tem o seu tema para 2011
ACBC já mandou em concordância com todos os seus afiliados o regulamento para 2011 para a Belotur
ACBC só esta esperando o acerto com a Belotur onde vai ser o carnaval e o acerto das outras entidades em relação ao carnaval 2010 já q esta já recebeu todo o aval da Belotur
mais informações me ligar

ATT:
Diretoria
ACBC/BH

O Blog Carnaval BH informa também que fez contato com a 
LIAC/MG ( Liga Independente das Agremiações Carnavalescas) e que a mesma informou que poderia responder até a segunda feira. Como o Blog Carnaval BH estimou até a sexta feira a noite para que cada entidade desse sua participação nesta pauta, a matéria foi publicada antes do envio da participação da LIAC/MG dentro do carnaval de 2011, mas o Blog deixa a disposição espaço em aberto para que a mesma se manifeste.
O Blog Carnaval BH espera ter ajudado a esclarecer duvidas sobre a participação das ligas dentro do contexto carnavalesco de Belo Horizonte, rumo a uma festa bonita, democrática e participativa.